Lista de Jardins Açorianos Únicos no Mundo

Scroll this

Os Açores têm como cartão de visita a natureza. Este arquipélago é um jardim autêntico no oceano Atlântico que irá brindá-lo com maravilhas.
As nossas ilhas para além de serem já de si um jardim, têm espaços onde poderá apreciar uma diversidade única de plantas.

Os jardins são uma das formas mais gratificantes e agradáveis do turismo. No seu estado mais puro, a jardinagem é uma manifestação do amor da humanidade pelas plantas, pela beleza e pela paisagem, e os jardins são tão infinitamente variados quanto as pessoas e as culturas que os criam.
Um jardim pode ser um quintal, um parque natural, pode ser qualquer espaço verde desde que contenha a essência da natureza e muita energia positiva.
Os nossos jardins são controlados e cuidados, e não se caracterizam por um design sofisticado e simétrico. Porém são muito especiais e dignos de uma visita!

O que poderá apreciar e fazer num jardim?

Um jardim exibe as plantas, as flores e outras formas de natureza. Vai mais além da exposição de plantas. Poderá apreciar nos nossos diversos jardins,  lagos, insetos, pássaros, trilhos, flores, plantas. Poderá relaxar, ou realizar uma refeição, uma leitura, ou simplesmente desfrutar do sol e do ambiente.

Jardins nos Açores

Ora vejamos os nossos mais belos santuários naturais que devem ser contemplados:

Jardim Botânico do Faial

Este jardim está localizado na Quinta de São Lourenço, no vale dos Flamengos, na ilha do Faial. O espaço atrai os seus visitantes desde 1986 prestando um contributo científico, e ecológico. É constituído por estufas e espaços livres, onde poderá obter conhecimentos sobre as plantas e desfrutar da beleza deste espaço que destina-se sobretudo à investigação.

Jardim do Miradouro da Ponta do Sossego

A diversidade de flores e de canteiros, sempre muito cuidados, fazem deste local o maior jardim do concelho do Nordeste que se situa na ilha de São Miguel. Este jardim está inserido num miradouro, onde poderá apreciar magníficos canteiros de flores, com cores muito vivas e ainda aventurar-se num piquenique, ou simplesmente desfrutar desta área com vista para o mar.

Parque da Ribeira dos Caldeirões

O Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões encontra-se situado ao longo do curso das águas límpidas da Ribeira dos Caldeirões, na freguesia da Achada no concelho do Nordeste, na ilha de São Miguel.
Neste parque natural é possível observar uma abundante e variada flora. O que de facto merece mais destaque nesta zona do parque natural, é a existência de uma cascata, que encanta todos.
Neste parque encontram-se antigos moinhos de água, sendo que num deles se encontra um museu etnográfico. As casas dos moleiros foram transformadas em lojas de artesanato e em turismo rural.
As águas da ribeira irão servir de banda sonora enquanto faz a sua caminhada e aprecia este parque.
Irá poder usufruir de uma merenda neste espaço, descontrair e aproveitar o que a natureza tem para oferecer.

É sem dúvida um lugar paradisíaco e protegido por um verde luxuriante.

Jardim José do Canto

O Jardim José Canto está localizado na cidade de Ponta Delgada em São Miguel, sendo um espaço de grande interesse paisagístico e botânico.
Esta zona verde começou a ser plantada em 1845 por José do Canto, e ao longo dos tempos foi visitada por inúmeras personalidades nacionais e estrangeiras, entre as quais o rei D. Carlos e o presidente norte-americano Franklin Roosevelt.
No espaço do jardim existem várias construções, lagos e muita vegetação. É um jardim ideal para passar um momento a explorar e aproveitar a natureza no seu estado mais simples.

Jardim Duque da Terceira

O Jardim Duque da Terceira localiza-se na cidade de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira. Destaca-se pela variedade de plantas, muita cor e equilíbrio. Para além de nos presentear com uma flora magnífica, somos convidados a percorrer este jardim com vários monumentos, de onde avistamos o mar e a cidade.

Jardim António Borges

Este jardim está localizado em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel. Foi construído no século XIX tendo um valor patrimonial de grande relevância. É constituído por um património arbóreo excecional e uma diversidade botânica muito diversa. Tem um toque diferente com a presença de grutas, túneis, lagos e uma magnifica cisterna-mirante. Esta cisterna-mirante tem o aspeto de um castelinho construído em pedra vulcânica que dará a sensação de que faz parte de um mundo mágico.
Este jardim é excelente para um passeio romântico, onde poderá realizar um piquenique, ou simplesmente passear por este vasto espaço.

Jardim do Palácio Sant’Ana

Este jardim está localizado na cidade de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel. Este espaço verde faz parte do Palácio de Sant’Ana e foram construídos em meados do século XIX. O jardim botânico é um museu vivo. Os elementos naturais e construídos que compõem o jardim transmitem um elevado nível de história e cultura, tornando este lugar, um exemplar de arte paisagística.
Neste jardim poderá identificar vários elementos distintos, desde a zona com lago, relvados e canteiros de flores, à existência de uma horta.
O circuito estabelecido no jardim permite aos visitantes apreciarem um parque vasto e encantador com uma grande variedade de flores que atribui ao jardim e à horta um belo conjunto de cores variadas.
A energia que o jardim transmite é extraordinária. É sem dúvida ideal para um passeio de algumas horas a não perder.

Parque Terra Nostra

Este espaço está situado na ilha de São Miguel e é um dos mais belos jardins dos Açores.
O Parque Terra Nostra é um jardim centenário criado há mais de 200 anos por Thomas Hickling, sendo único em espécies de árvores, plantas e outras espécies vegetais.
O parque é reconhecido sobretudo pela sua riqueza e diversidade em plantas e árvores. A beleza da botânica deste parque está em sintonia com as suas águas, formando um lindo cenário! Aqui poderá fazer um passeio para lá de romântico.
Este espaço de cariz vulcânico, tem um tanque termal onde poderá usufruir de água quente ao ar livre, num contacto próximo com a natureza! Haverá algo mais maravilhoso que isto? Sim, este parque oferece-lhe uma estadia magnífica em Terra Nostra Garden Hotel.

 

As belezas naturais dos Açores não deixam ninguém indiferente. A natureza por si só já nos emociona, mas os jardins são magníficos, trazem-nos momentos inspiradores! São espaços verdes que merecem a sua visita.

 

Submit a comment

shares