Lua de Mel nos Açores? Saiba Porque Sim…

Scroll this

Escolher o local para celebrar o amor é tão importante como planear o dia do casamento. A sua Lua de Mel deverá ser um momento único e inesquecível, e os Açores apresentam-se como um sitio ideal para os românticos que querem celebrar o seu amor.

As nossas ilhas são o sinónimo de paraíso! Esta região reúne o melhor que a Mãe natureza pode oferecer, desde florestas sumptuosas e maravilhas vulcânicas, ao mar infinito e uma cultura distinta.

Um destino improvável para uma lua de mel memorável é sem dúvida os Açores. Esta região deverá ser o destino de eleição para casais que procuram um misto de emoções e atividades em contacto com a natureza na sua lua de mel.

Os pombinhos desejam voar para os Açores? Então deverão ter em conta o roteiro que será apresentado.

Natureza Romântica nos Açores

O nosso arquipélago é composto por 9 ilhas mas cada pedaço de terra tem a sua individualidade. Apesar dos Açores terem como característica principal a natureza, a sua beleza ultrapassa o imaginável.

Há uma sintonia entre a natureza e a cultura, oferecendo-lhe um cenário exclusivo. Cada ilha distingue-se pela sua cultura e paisagem. Caso não tenham a possibilidade de percorrer todas as ilhas, deverão escolher o sitio ou a ilha que mais vos seduz.

De seguida iremos apresentar alguns dos locais que não podem perder e que devem eleger para desfrutar o vosso amor.

Grupo Oriental

Ilha de São Miguel: é a maior ilha do arquipélago e que apresenta uma maior diversidade paisagística. São Miguel destaca-se pelas suas florestas densas, lagoas vulcânicas, e águas termais que no seu conjunto resultam em algo mágico.

  • Lagoas emblemáticas: Lagoa das Sete Cidades e Lagoa do Fogo

  • Águas termais: Caldeira Velha, Parque Terra Nostra, Poça da Beija

Esta ilha tem diversos miradouros para apreciar a paisagem, inúmeras praias de areia de cor negra, e jardins ricos em flora e fauna.

Para além disso, esta ilha apresenta monumentos que traduzem a história do nosso povo e a cultura. Quanto à gastronomia esta ilha apresenta:

  • O cozido das Furnas: este prato é cozido pelo calor geotérmico debaixo do solo.

São Miguel é uma autêntica porta de entrada para a essência do arquipélago. Esta ilha rica em vegetação, possibilita-lhe uma relação muito próxima com o mar e com a terra.  Ora vejamos as atividades que irão fazer parte da vossa lua de mel:

Em terra:

  • Caminhadas pelos trilhos
  • Passeios a cavalo, de bicicleta
  • Voos de parapente
  • Visitas subterrâneas

No mar:

  • Canoagem
  • Mergulho
  • Observação de Cetáceos
  • Prática de surf e bodyboard

São Miguel tem sítios e atividades fantásticas dispersas ao longo da ilha, que oferecem-lhe momentos de descontração, emoções fortes e colabora para o amor estar no ar.

Para além das atividades apresentadas, esta ilha dispõe de excelentes estadias luxuosas junto ao mar, e no meio da natureza. Embora tenhamos falado no geral, a cidade de Ponta Delgada é excelente para se fixar e posteriormente partir à descoberta de prazeres com a sua cara metade. Caso contrário, se desejam muito ter uma proximidade única com a natureza, aproveitando o ar puro, deverá fixar-se nas Furnas, no concelho da Povoação.

Grupo Central

Ilha do Faial: conhecida por ser a ilha Azul devido à presença de hortênsias, será um belo lugar para desfrutar dos prazeres simples que a natureza pode oferecer.

Esta ilha, tem um vulcão central, a Caldeira que de momento encontra-se inativo e que pode percorrer o seu trilho e quiçá pela noite dentro mirar um mar de estrelas infinito com o amor da sua vida.

Na freguesia do Capelo, há uma paisagem única e de origem vulcânica muito recente, o Vulcão dos Capelinhos. Em contraste com esta paisagem, temos a zona do Varadouro (em baixo). Esta área destaca-se pela sua vegetação bem verde, e as piscinas naturais das quais poderá usufruir num ambiente calmo e relaxante.

A sua cidade, a Horta, é a chegada e a partida de aventureiros dos mares. É ainda uma cidade de pequena dimensão onde o presenteia com a sua marina. Sendo a mais movimentada do mundo e a mais colorida!

Para quem eleger esta ilha como lugar para passar a lua de mel, terá o privilégio de avistar o ponto mais alto de Portugal enquanto desfruta de um bom gin do famoso Peter Café Sport. Quanto à gastronomia, esta ilha destaca-se pelos queijos, a carne, peixe e produtos frescos.

Esta ilha, dispõe de inúmeras praias de areia vulcânica! Terá um contacto muito próximo com o mar, não só através dos banhos mas de atividades que os residentes proporcionam-lhe. Ora vejamos:

  • Observação de cetáceos
  • Pesca Desportiva
  • Iatismo
  • Mergulho

No que toca às atividades em terra, terão:

  • Passeios pedestres, de bicicleta e a cavalo
  • Observação de aves

Caso escolha esta ilha para a sua lua de mel, poderá dar um saltinho à ilha do Pico, e à ilha de São Jorge. Fazendo as travessias de barco.

Apesar destas ilhas serem muito próximas geograficamente, são distintas nas paisagens.

A ilha do Pico: Esta ilha destaca-se pela sua majestosa montanha, da qual poderá subir e passar uma noite no ponto mais alto de Portugal, ideal para uma lua de mel cheia de aventura!

A paisagem predominante é sem duvida as vinhas, o basalto e a montanga que é presente em todo o lado, até no nome da ilha. Os produtos desta ilha destacam-se os seguintes:

  • Vinho
  • Aguardente
  • Queijo

Quanto ás atividades, são do mesmo âmbito que as da ilha do Faial. São sobretudo direcionadas para conhecer os nossos mares e apreciar as paisagens vulcânicas.

A ilha de São Jorge: esta ilha destaca-se pelas suas fajãs, sendo um local perfeito para fazer uma visitinha durante a lua de mel para ficar a conhecer as ilhas do triângulo.

Por fim temos outra ilha que poderá ser o palco principal para o casal celebrar a sua paixão.

Ilha da Terceira: é um local perfeito para a sua lua de mel. Angra do Heroísmo é uma cidade património mundial e que contem um grande numero de museus, igrejas, impérios, e castelos.

Fora da cidade, irá encontrar vestígios da actividade vulcânica espectaculares.
No mundo subterrâneo há que destacar os seguintes locais:

  • Algar do Carvão
  • Gruta do Natal

À superfície irá encontrar:

  • Furnas do Enxofre

A Terceira apresenta também atividade vulcânica, tal como em São Miguel, embora não seja muito predominante. Para além disso a Terceira tem muitos miradouros que estão estrategicamente posicionados de forma a apreciar a vastidão dos pastos, vulcões e monumentos dispersos pela ilha.

A ilha Terceira é conhecida pelas suas festividades! Sobretudo pelas touradas á corda. Para os casais aventureiros e que gostam de diversão, deverão instalar-se nesta ilha para vivenciarem a cultura terceirense na primeira pessoa.

Nesta linda ilha, há diversas atividades que são praticadas no mar e em terra, bem como estadias de luxo que vos irá proporcionar luxo e bem-estar.

Grupo Oriental

No grupo oriental irão encontrar duas ilhas mais pequenas mas em nada menos extraordinárias:

Ilha das Flores:

Esta ilha tem muitas cascatas e quem gosta de ouvir a água a cair nas pedras rochosas então vai adorar. Há paisagens naturais belíssimas que são de cortar a respiração a qualquer casal casado de fresco.

Ilha do Corvo:

A ilha do Corvo é muito menos-prezada pelo resto das outras ilhas por ser pequena e se ter “pouco para ver”, mas o miradouro do Caldeirão é simplesmente fantástico e os trilhos que existem na ilha são maravilhosos para os casais que querem fugir à cidade e integrarem-se por completo à Natureza.

 

Tal como verificaram as ilhas irão presenteá-los com atividades maravilhosas. Mas porque razão essas atividades direcionadas para o mar e terra poderão ser diferentes de outra região do mundo?

Praias distintas

O nosso arquipélago está recheado de praias únicas e tranquilas. As areias costumam ser negras, claras com pequenas conchinhas, isto devido à rocha que predomina junto á costa. As nossas águas são transparentes e nada sujas! Excelentes sítios para escapar à rotina.

Fundos marinhos e espécies a descobrir

Os nossos residentes apresentam uma lista de atividades para tornar a vossa lua de mel mais ativa e enriquecedora. Predominam as atividades ligadas ao mar. Isto porque a nossa região destaca-se pela magia existente nas suas águas. O nosso mar apresenta uma grande biodiversidade marinha. Há espécies que podem ser caçadas ou apenas observadas. Os cachalotes, baleias, golfinhos são os cetáceos que mais frequentemente se pode observar nos Açores. Na prática do mergulho poderá ver-se uma grande variedade de espécies, desde a cavala, peixe-porco a ouriços-do-mar, polvos, e estrelas-do-mar.

Os nossos fundos marinhos são constituídos por montes submarinos que em certa medida são um grande factor  para a existência da biodiversidade nos nossos mares.

Sendo o nosso mar rico em espécies, poderá ter uma experiência exclusiva num momento de romance.

Maravilhas naturais

Para além das águas cristalinas e das praias, os Açores apresentam outros espectáculos naturais de visita obrigatória numa lua de mel. Os banhos nas termas quentes, para tornar o vosso momento mais caloroso. As lagoas entre os vales que deverão tornar a vossa lua de mel com um toque de mundo encantado.


As paisagens de origem vulcânica serão cenários de fotografias românticas para recordar mais tarde.
E claro a fauna e a flora, que constituem jardins de sonho onde o casal poderá desfrutar das flores e plantas ao som da cantoria de pássaros.

Os Açores são definitivamente um destino a desfrutar e a conhecer numa lua de mel. Num clima marítimo temperado, com paisagens de cortar a respiração, e estadias de sonho poderá harmonizar o amor com a magia da natureza.

 

Acha que nos esquecemos de algo? Por favor deixe um comentário em baixo com a sugestão.

Submit a comment

shares