Restaurantes nos Açores: Guia Completo Ilha a Ilha

Scroll this

Certamente já ouviu dizer que as viagens são a única coisa que ao comprar nos torna mais ricos.

Mas esse provérbio nada diz sobre comida! Se não comermos nem estamos amanha cá para contar a história.
Durante anos o que enriqueceu o povo português foram as especiarias para tempero e conserva dos nosso alimentos.

E isso não foi em vão, temos das melhores cozinhas do mundo, e nos Açores encontram-se das melhores cozinheiras e cozinheiros.

Fomos assim ao encontro da melhor gastronomia dos Açores, e o resultado está em baixo.

Certamente que os nossos restaurantes irão encanta-lo com os sabores que predominam nas nossas mesas, e partirá da nossa região muito mais rico e com vontade de cá voltar.

 

Comidas típicas dos Açores

Quando vamos visitar algum sítio temos o desejo de provar a gastronomia daquela cidade, região. Mas afinal o que poderá encontrar nos Açores?

O cozido das Furnas: é um dos pratos mais emblemáticos da ilha de São Miguel, nos Açores, sendo confecionado nas caldeiras naturais da Lagoa das Furnas.

O polvo guisado: poderá encontrar em muitos restaurantes na nossa região. Mas são preparados de forma diferente. Normalmente diferenciam nas especiarias utilizadas, no sabor do molho e no acompanhamento. Poderá ser servido com batata cozida ou arroz.

Peixes e mariscos: O peixe fresco, e os mariscos são com uma qualidade excecional nos Açores. Os nossos mares límpidos, fornecem produtos que na mesa irão proporcionar-nos momentos muito saborosos. As lapas gralhadas, e a caldeirada de peixe, bem como o caldo de peixe, é algo que deve procurar na sua visita para provar.

Carnes: as nossas carnes têm um toque especial, e isso deve-se ao facto de como os nossos animais são alimentados. Certamente durante a sua visita irá ver muitos prados verdes que parecem fazer parte de um postal, e neles, encontram-se vacas consideradas felizes que têm uma alimentação muito rica, em que posteriormente produzem leite de excelência, e esse leite irá produzir um queijo muito saboroso.

Acabe com a ideia de que está farto de comer carne, e que não irá comer carne nos Açores. Desengane-se, vai comer a carne mais suculenta e tenra de sempre, e vai desejar por mais. Portanto prove as alcatras, ou apenas um bom bife.

Vinhos: opte sempre pelos vinhos da nossa região. Os Açores destacam-se pela produção de vinho, embora não tenha as condições climáticas exigidas para a vinha, apresenta grande qualidade no seu vinho. Acompanhe os pratos regionais com um vinho de cá.

Sobremesa: as sobremesas tente escolher ou procurar algo que inclua um produto nosso, o maracujá, o ananás. Ou então por um doce típico de cada ilha.

Ilha de Santa Maria

Central Pub

O restaurante Central Pub é um verdadeiro cantinho da América na ilha de Santa Maria. Este espaço é inspirado na América desde os pratos ao serviço, até à decoração. Este restaurante-bar contem uma esplanada muito bem arquitetada e com excelentes condições para conviver e saborear os pratos deste restaurante. Oferece também gastronomia local e uma extensa carta de sobremesas e de cocktails que integram a oferta do Central Pub.

Obrigatório provar:
Pizza
Galinha frita à americana
Hambúrguer americano

Mesa D’oito Restaurante

Este espaço está enquadrado no Hotel Charming Blue.

Uma mesa secular e única que faz jus a uma decoração com toques muito modernos e um gosto que alia o marroquino com rústico, vintage e as novas tendências do decor.

A ementa apresentada é variada e os seus sentidos serão convidados a entrar numa aventura que alia bons sabores, óptimas escolhas e pratos gourmet de excelência.

A tudo isto concilia-se o requinte, o bom gosto na disposição da sala e das mesas. Um espaço para todos aqueles que gostam de comer maravilhas cheias de qualidade.

Obrigatório provar:
Sopa de peixe da Costa
Alheira
Puré de batata doce

Ilha de São Miguel

Restaurante Terra Nostra Garden Hotel

O restaurante está inserido no parque botânico Terra Nostra e oferece uma vista para a vegetação. Este espaço expressa-se pela qualidade.

O espaço e o atendimento são maravilhosos. O ambiente do restaurante será uma lufada de ar fresco. E a refeição supera todas as suas expectativas. O sabor e tempero são divinais. As sobremesas serão uma surpresa do outro mundo.

É um local perfeito para degustar o famoso cozido das furnas onde a elegância, simpatia e profissionalismo torna um almoço numa experiência memorável.

Obrigatório provar:
Cozido das furnas
Qualquer sobremesa

Anfiteatro Restaurant & Lounge

Situado no piso superior do anfiteatro das Portas do Mar, apresenta-se como um espaço amplo e moderno. O Restaurante oferece-lhe uma magnífica paisagem sobre a baía de Ponta Delgada e uma viagem especial pela gastronomia contemporânea açoriana.

O Restaurante/Lounge Anfiteatro é a Unidade de Aplicação da Escola de Formação Turística e Hoteleira, onde colaboradores e formandos se empenham por manter um elevado nível de satisfação dos clientes, e apresentam pratos muito bem confecionados com produtos da região.

No espaço do restaurante poderá desfrutar de experiências gastronómicas que vão desde pratos com sabores típicos da região, ás confeções inovadoras.

No Lounge poderá provar refeições mais ligeiras desde hambúrgueres a saladas, tapas gourmet, entre outros pratos.

Este restaurante conjuga a criatividade e técnica com a tradição gastronómica e a extraordinária riqueza dos produtos açorianos para criar menus de degustação que o vão surpreender.

Obrigatório provar:
Tapas gourmet
Menu de degustação

À Terra

Este restaurante está inserido no Hotel Azor. Não é só a vista que impressiona neste hotel mas também os sabores. O restaurante À Terra tem uma panorâmica sobre a marina de Ponta Delgada.

Os pratos são feitos com produtos da nossa região. Das carnes aos vinhos, dos queijos ao marisco, até nas sobremesas, o princípio do chef é preservar os sabores da comida regional.

Nas entradas, destaca-se a tábua de cracas ou a travessa de lapas servidas em pedra vulcânica. Já nos pratos principais, releva-se o lírio num guisado de lula, coentros e crocante de porco e, nas carnes, o bife tomahawk acompanhado com legumes biológicos e batata com queijo velho de São Miguel e salsa. Levantámos só um pouco do véu para ficar com água na boca. Aposte neste restaurante e este não irá desiludi-lo.

Obrigatório provar:
Tábua de cracas
Lírio num guisado de lula
Bife tomahawk

Santa Barbara Eco Beach Resort Restaurant

Aninhado entre os vales e o mar, há o restaurante de Santa Barbara Eco Beach Resort. Com uma localização privilegiada, o restaurante oferece pratos com sabores únicos, genuínos conseguidos através da frescura e qualidade dos nossos produtos.

Enquanto prova os pratos muito bem confecionados, poderá desfrutar do som das ondas e da vista deslumbrante. Para além dos pratos com um toque tradicional, poderá saborear sushi feito com o peixe dos nossos mares.

Obrigatório provar:
Sushi

Restaurante da Associação Agrícola de São Miguel

A Associação Agrícola de São Miguel dispõe de um restaurante na Ribeira Grande onde poderá saborear a carne produzida nos campos verdes dos Açores. Atenção que este local não é muito apropriado a vegetarianos, contudo, poderá ainda encontrar na ementa alguns pratos de peixe e marisco. Já para os amantes de carne, é o melhor sítio para comer carne genuína, com muita qualidade.

O arquipélago dos Açores é aquele casamento perfeito entre o azul do oceano Atlântico e o verde das pastagens, que as chuvas frequentes mantêm sempre viçosas. É neste cenário magnífico, com condições inigualáveis na Europa em termos de clima e de solos, que os bovinos dos Açores se alimentam todo o ano, dando origem a uma carne de excelência cujas características únicas foram reconhecidas com a atribuição da denominação Indicação Geográfica Protegida. E esta carne é muito suculenta e saborosa, a qualidade está presente nestes pratos.

Obrigatório provar:
Qualquer Carne

A Tasca

Este restaurante situa-se em Ponta Delgada. Há petiscos, peixes e pratos açorianos, com um toque diferente, mas os sabores estão lá todos. O ambiente é muito agradável, cuidado e bonito.

A decoração está em sintonia com os sabores da mesa. É sem dúvida um lugar fantástico para apreciar tapas e petiscos, e  os queijos com um vinho açoriano.

Obrigatório provar:
Tapas
Queijos
Vinho açoriano

Cais 20

Está localizado em São Roque, na ilha de São Miguel. É uma das melhores marisqueiras da ilha, sendo ideal para saborear os produtos do mar.

Aqui poderá provar pratos e petiscos sempre frescos e cheios de sabor. Entre os variados pratos há as cavacas e lagostas da ilha, a espetada de atum e cherne grelhado.

Um sítio fantástico para ir à descoberta dos sabores do nosso mar.

Obrigatório provar:
Cavaca
Espetada de Atum
Cherne grelhado

Ilha do Pico

Casa Âncora 

Situada no coração do Cais do Pico, a Casa Âncora”apresenta-se como um espaço acolhedor e com uma magnífica vista sobre a baía do Cais do Pico. A ementa deste restaurante tem em destaque os produtos locais.

Os pratos confeccionados têm uma apresentação cuidada e artística, e são produzidos com produtos da mais alta qualidade. Visitar presentemente a “Casa Âncora” é embarcar numa experiência única de sabores.

Obrigatório provar:
Gazpacho de tomate com morangos
Gelado de Nata com crocante de noz e Licor do Pico

Restaurante Marisqueira Ancoradouro 

Este restaurante localizado na Madalena assume-se como a principal referência gastronómica da ilha. Aqui serve-se pratos genuínos dos Açores, onde se preserva o sabor único dos produtos. Destaca-se pela sua cozinha de excelência e o peixe é o cartão de visita deste restaurante.

Este restaurante fica num local lindíssimo, com uma esplanada virada para o mar, e é o local ideal para comer antes de ir passear pelas vinhas do Pico, património mundial. A ementa é espetacular, e certamente a sua dificuldade será em escolher o prato a saborear.

Obrigatório provar:
Peixe
Polvo à lagareiro
Bife de tum com Batata doce
entrada: morcela com laranja

Caffe 5

Este este espaço está situado na Madalena, e é muito acolhedor. É um local cheio de pormenores, de vida e com uma ementa muito variada. Apresenta os produtos da nossa terra, e tem sumos naturais, excelentes para a nossa saúde e muito saborosos. É um excelente sítio para petiscar ou realizar uma refeição.

Obrigatório provar:
Bife à regional
Lulas grelhadas
Kebab

Restaurante Canto do Paço

Este restaurante está localizado em São Roque, numa zona rural. Apresenta-se numa casa centenária muito bem cuidada.

A sua decoração é uma mistura de tradicional com moderno. Aqui a tradição serve-se à mesa envolta por um cenário rural, criando um ambiente único e acolhedor.

Tem como especialidades, as tábuas de queijos regionais, saladas de polvo, pratos de peixe e de carne embora o peixe, e os mariscos sejam a especialidade deste local. Para usufruir deste espaço é aconselhável efetuar uma marcação com antecedência.

Obrigatório provar:
Tábuas de queijos regionais
Salada de polvo
Peixe

Ilha de São Jorge

Restaurante Maré Viva

Este restaurante localiza-se na Fajã das Almas em São Jorge.

Ir a este local é uma mini aventura. O caminho é íngreme e estreito onde a maior parte das vezes não passam dois carros. Até o estacionamento é inclinado, mas este esforço todo depois é compensado.

A comida é bem confecionada, e tem como especialidade o peixe, e os produtos do mar. Tem como petiscos, o queijo fresco, o queijo de São Jorge acompanhado com mel, e o resto terá de descobrir por si mesmo.

A vista é algo de outro mundo, o restaurante fica a beira-mar, e perto do local tem uma piscina natural.

Obrigatório provar:
Queijo Fresco
Queijo de São Jorge com Mel

Fornos de Lava / Os moinhos

A comida é uma lufada de ar fresco aos restaurantes habituais de São Jorge. O espaço é construído sobre uma antiga eira, em pedra, madeira e vidro. Situado em pleno campo com maravilhosas vistas sobre as Ilhas do Pico e do Faial. A cozinha é antiga com fornos e cozinha de lenha.

O restaurante tem o privilégio de usufruir dos bons produtos que a ilha lhes fornece. A carne tem uma qualidade de excelência e tem um sabor e uma textura única. O peixe é fresco, pescado nas águas açorianas.

As ameijoas são apanhadas na Fajã da ” Caldeira de Santo Cristo” na ilha de S. Jorge, único lugar em todo o arquipélago onde se reproduzem e são incomparavelmente saborosas. As lapas são também apanhadas na ilha.

Este restaurante é indicado para pessoas vegetarianas, pois inclui na sua carta excelentes pratos vegetarianos.

Para usufruir deste espaço necessita de efetuar a reserva antecipadamente.

É um excelente local a visitar, para provar pratos únicos num cenário mágico.

Obrigatório provar:
Ameijoas
Lapas
Pratos Vegetarianos

Ilha da Graciosa

Dolphin Snack Bar

Este espaço está localizado na Ilha Graciosa, junto às termas do Carapacho. Comida muito bem confeccionada e uma vista maravilhosa sobre o mar. A especialidade deste espaço são as Ameijoas de S. Jorge, o peixe, a lula e o cabrito no forno. É um bom local para realizar uma refeição de qualidade.

Obrigatório provar:
Ameijoas de S. Jorge
Cabrito no forno
Lula

Restaurante Quinta das Grotas

Em Santa Cruz da Graciosa, encontramos um espaço rodeado pelas mais belas paisagens da Ilha Graciosa, o restaurante Quinta das Grotas leva até si a tradição, as vivências antigas e as receitas de outras gerações.

É considerado uma pérola gastronómica com uma decoração rústica, onde a pedra e a madeira maciça se destacam, origina um aspeto acolhedor e bastante convidativo, conservando os traços da sua antiga origem.

Será o seu cantinho numa Ilha Graciosa onde a quietude, pureza e a arte de bem comer e receber, fazem a diferença. Reviva o passado… onde a tradição é o que era!

Obrigatório provar:
 Telha do Mar com camarão
Lulas e tamboril
Bavaroise de maracujá 

Ilha do Faial

Restaurante Genuíno

Com uma vista fantástica para a baía do Porto Pim, poderá provar os mais belos sabores do mar. O Restaurante Genuíno destaca-se pela qualidade dos seus produtos.

Este restaurante apresenta como decoração objetos representativos da volta ao mundo realizada pelo Genuíno Madruga.

Aqui vai poder saborear verdadeiramente o melhor peixe e marisco encontrados no mar dos Açores e ouvir do próprio Genuíno Madruga as histórias e aventuras das suas duas voltas ao mundo.

Apresenta uma ementa muito variada, a sua escolha irá ser muito difícil! Mas certamente não irá arrepender-se.

Obrigatório provar:
Qualquer Peixe
Marisco

Peter Café Sport

Este estabelecimento está localizado na cidade da Horta e é conhecido internacionalmente. Situado a poucos metros da marina, o café enche-se de iatistas, turistas, amantes do mar e residentes onde desfrutam de um bom Gin tónico e relaxam num ambiente caloroso e cheio de história.

Enquanto se consola a saborear o melhor gin do mundo, poderá trincar um pão de alho muito saboroso seguindo de um bife à Peter.

Junto ao mar e tendo como vista a montanha da Ilha do Pico, poderá finalizar a sua aventura neste local, comendo uma boa fatia de bolo de chocolate que derrete-se na boca.

Obrigatório provar:
Gin tónico
Pão de alho
Bife à peter
Bolo de chocolate

Ilha Terceira

Ti Choa

Em Angra do Heroísmo, o Ti Choa é um restaurante típico que honra a gastronomia da Terceira pela qualidade da sua cozinha regional.

Está instalado numa bonita casa etnográfica, e oferece-nos um prato regional onde se pode degustar um pouco de tudo, da linguiça à morcela, do torresmo de cabinho ao inhame e ao pão de milho, tudo sabores da terra. É sem dúvida um local obrigatório a constar na sua lista.

Obrigatório provar:
Enchidos
Pão de Milho

Restaurante Caneta

O restaurante é representante da boa comida típica terceirense, com destaque para os torresmos e a alcatra. Com decoração tradicional agrícola, excelente atendimento onde o cliente tem toda a atenção. Neste restaurante prevalece a qualidade da carne.

O espaço está decorado com motivos regionais, desde a música que se ouve até ao forno de lenha que existe na sala principal.

Para entrada peça a morcela e linguiça regionais. Para prato principal opte pela Alcatra ou pelo Bife com Abacaxi.

Termine a refeição com o peculiar, mas não menos delicioso, doce de vinagre.

Um restaurante excelente para os visitantes que pretendem saborear a carne das vacas felizes.

Obrigatório provar:
Morcela e linguiça regional
Alcatra ou Bife com abacaxi
Doce de vinagre

 Tasca das Tias

Este restaurante, localizado em Angra do Heroísmo, irá oferecer-lhe os melhores sabores do mar e da terra. Na sua mesa não predomina os pratos típicos, mas não é por isso que perde a sua qualidade e interesse.

Aqui poderá provar umas lapas muito bem temperadas e grelhadas, e uma alcatra de sonho. A carne é tenra e o perfume da alcatra faz criar água na boca.

É um sitio com uma decoração interessante, onde irá ser muito bem recebido.

Obrigatório provar:
Lapas
Alcatra

Q.B – Food court

Este restaurante está situado em Angra do Heroísmo e tem o quanto baste em elegância e excelência nos serviços. Este espaço é impressionante, pois tem um toque clássico no seu interior que contrasta com o exterior que é moderno. A arquitetura do restaurante, bem como a decoração transmitem conforto.

Este espaço apresenta duas vertentes, poderá encontrar no rés-do-chão do edifício, uma espécie de snack-bar, onde poderá comer umas hambúrgueres e pizzas. E no piso superior poderá desfrutar de sabores excecionais num ambiente mais requintado e elegante.

As opções vão desde do Polvo salteado com alho francês e castanhas, batatinhas salteadas, até ao Bife do lombo com camarão, courgete salteada com cogumelos e soja, entre outros pratos. A comida é sobretudo moderna com produtos regionais, sendo uma lufada de ar fresco para os seus desejos.

Obrigatório provar:
Polvo salteado com alho francês e castanhas
Bife do lombo com camarão

Quinta dos Açores

A Quinta dos Açores apresenta tudo o que de melhor há na Terceira. A carne e o leite são transportados para a mesas nas mais variadas formas.

O Prego da Quinta, com carne de novilho em bolo lêvedo, a Açoreaninha uma espécie de versão açoriana da Francesinha são boas opções para uma refeição com vista para o Monte Brasil. Para sobremesa, a escolha deverá ser uma bola de gelado feita do leite das vacas felizes com diferentes aromas.

Aqui predominam as refeições simples, é como um fast-food moderno mas que reflete a qualidade e a frescura dos produtos dos Açores.

Obrigatório provar:
Prego da Quinta
Açoreaninha
Bola de gelado, diversos aromas

Ilha das Flores

Restaurante Amanhecer

Está localizado na Ilha das Flores, e aqui poderá comer a melhor francesinha. Aqui também poderá encontrará pratos típicos da região, entre outros, com uma qualidade acima da média.

Na sua carta contem pratos de carne, vegetarianos, e de peixe. É um espaço acolhedor com um serviço espetacular.

Obrigatório provar:
Francesinha

Restaurante Casa do Rei

O restaurante Casa do Rei está situado no Sul da Ilha das Flores. Neste local utilizam somente produtos da terra e da região.

Destaca-se pela sua criatividade, qualidade e simpatia. Aqui irá provar pratos que não são típicos da região, mas que são muito deliciosos.

Os produtos utilizados são produzidos pelo próprio restaurante que tem uma quinta. É um excelente sítio para provar comida exótica.

Obrigatório provar:
 Filete à casa com molho de tamarillo
Espetadas de Peixe com ananás 

Restaurante Pôr-do-sol

Este restaurante está situado na ilha das Flores, e poderá saborear pratos espetaculares enquanto desfruta de um pôr-do-sol magnífico.

O restaurante fica num local alto com vista para o mar e para o horizonte. Tem um estilo rustico e muito acolhedor.

Á mesa deste restaurante chega produtos com uma qualidade de excelência. Os pratos são confecionados com produtos da terra cultivados pelos proprietários e, claro carne e peixe.

Obrigatório provar:
Inhames com linguiça
Bolo de tijolo
Sopa de funcho

 

Estas são algumas das opções, há muitas mais! Segundo a nossa lista irá encontrar restaurantes, requintados, modernos, rústicos, simples. Há os que apresentam na sua mesa sobretudo as carnes, outros o peixe, os mariscos. Há uma variedade de ambientes, mas num quadro geral todos apresentam uma qualidade de excelência.

Submit a comment

shares