ALOJAMENTO LOCAL: UM MERCADO EM ASCENSÃO

Scroll this

A liberalização das rotas aéreas para São Miguel e a viralização das suas belezas naturais estão entre dois dos vários motivos que fazem dos Açores um local muito procurado por turistas de todo o mundo. Alguns vêm nos Açores uma oportunidade de escapar à azáfama diária existente nas grandes cidades sem gastar muito dinheiro, outros vêm nos Açores a oportunidade de investir e usufruir financeiramente deste “boom turístico”. Face a este gradual crescimento e tendo em vista um aumento para os próximos anos, é necessário suplantar a falta de alojamento nos Açores face ao impacto turístico na região.

Com esta “invasão”, muitos foram aqueles que acordaram a sua faceta empreendedora e começaram a aproveitar este fenómeno. A solução? Alojamentos Locais. Segundo a Direcção Regional do Turismo no ano 2017, só em alojamentos locais, pernoitaram cerca de 97 mil hóspedes, mais 30 mil se comparado com o ano de 2016. Relativamente à durabilidade das suas estadias, a média é em em 2017 de 3,7 noites contabilizando no total (de alojamentos locais) 371.871 dormidas.

Este impacto permite transformar qualquer casa, que esteja bem equipada e bem posicionada geograficamente, num potencial negócio. O termo “alojamento local” engloba hósteis, estalagens de hospedagem, apartamentos, moradias e quartos e até então, só na ilha de São Miguel estão registados, na Direção Regional do Turismo, 917 unidades que têm como função albergar todos aqueles que pernoitam nos Açores.

Qual a principal vantagem de transformar uma habitação normal num alojamento local? Bem, o primeiro e principal é inevitavelmente a questão monetária – Muitos factores influenciam qual o preço razoável para cada dormida, como a sazonalidade, grandes eventos ou férias escolares podem impactar na procura de alugueres, mas certamente (com a ajuda certa) conseguirá atingir resultados.

Para perceber quanto vale o seu quarto precisará de fazer um minucioso estudo de mercado para definir um preço adequado para o seu alojamento local. Para além disso, existem várias regras e recomendações para não cometer erros – o mercado é cada vez mais competitivo e não há espaço para erros.

Deve pesquisar as plataformas existentes para dar a conhecer o seu alojamento local e tentar perceber quais as que lhe oferecem as melhores condições. É também imperativo conhecer bem a lei – a transformação de apartamentos em unidades de AL, em que a lei impõe algumas exigências, como ter um caixa de primeiros socorros, extintor, 1 televisão, x número de casas de banho por quartos, entre outras tantas assegura a quem visita a comodidade necessária para usufruir da estadia e permitir-lhe-á evitar algumas chatices.

A presença deste mercado emergente motivou o aparecimento de outra actividade em torno do alojamento local: empresas especializadas na gestão de alojamentos locais que dispõe de serviços que lhe permitem ter um alojamento local sem qualquer trabalho. É aqui que lhe damos a conhecer a AL Açores.

A AL Açores é uma empresa especializada na gestão de alojamentos locais, fazendo uma gestão 24horas por dia, 7 dias por semana, para que não tenha de se preocupar mais com o seu alojamento local. A empresa disponibiliza vários pacotes, desde a gestão de reservas até ao serviço completo para a satisfazer personalizadamente as suas necessidades.
Entregar a sua casa a uma empresa especializada permitir-lhe-á evitar preocupações e burocracias, e sobretudo saberá que a sua casa está em vantagem em relação às outras pois ninguém melhor para gerir a sua habitação que alguém que faz disso a sua atividade profissional e tem as competências necessárias.

Se tem uma casa disponível não hesite – estão criadas todas as condições para rentabilizá-la de uma forma despreocupada e responsável.
Quem visita agradece.

Submit a comment

shares